A importância dos rituais de passagem

Você é daquelas pessoas que fazem simpatias e segue tradições de fim de ano ou você é aquela que acha tudo isso perda de tempo?

Mariana Camara
2 min readDec 16, 2022

Chega final de ano as pessoas ficam divididas entre as que fazem e acreditam em rituais que atraiam ou eliminam coisas da sua vida e as que acham tudo isso balela. Usar roupa amarela não traz dinheiro, banho de champagne não atrai o amor e comer lentilha não atrai sorte.

A questão é as pessoas, nos últimos anos, estão esquecendo o quanto essas tradições não são só fatores culturais, como também são coisas necessárias para o nosso emocional ao lidar com fases e ciclos da vida.

Quando alguém faz algum ritual de fim de ano, isso marca a passagem de um ciclo a outro e, adivinha, as passagens de um ciclo pra outro acontecem durante todo o ano, a vida toda. Comemorar aniversário de vida, de namoro, de casamento, formatura da faculdade ou da escola, final do ano gregoriano e etc, são ritos de passagem muito importante, que trabalham o nosso emocional.

As pessoas fazem simpatias de fim de ano não porque elas creem que só uma camiseta amarela trará dinheiro, mas porque isso marca a transição de fases da sua vida. Um ano que se despede, finaliza, que talvez não tenha sido tão bom e um ano que traz a esperança em dias melhores.

Nos últimos anos, principalmente com a influência da internet, as pessoas estão começando a criticar que faz as suas tradições e isso não joga a pessoa para a realidade, muitas vezes, a joga por um lado desesperançoso. Pessoas que não gostam ou não comemoram seu aniversário, quando crianças tiveram seus aniversários ignorados ou negligenciados. Elas se sentem menos importante, acham a data menos importante. Será que não escondem suas feridas internas atrás de um ceticismo?

Claro, ninguém é obrigado a fazer qualquer ritual, mas devemos tentar levar essas práticas como algo emocional, importante para a gente já não fazer o que fazemos o dia todo, passando por cada dia do ano sem saber qual dia que é.

--

--

Mariana Camara

Macumba, musculação, literatura, lesbianidade e surtos de escrita que me fazem ir e voltar deste lugar. Insta: @mariric_